Parabéns, você é um novo líder! E agora? – Parte 1

LiderApós tanto esforço, meses e meses de trabalho duro, dedicação e muita ansiedade, o que você mais desejava aconteceu: você foi promovido a uma posição da gerência! Parabéns, claro. Você mereceu! Mas… e agora?

Eu sei por experiência própria como estar em uma posição de liderança pela primeira vez pode ser uma situação aterradora. Em primeiro lugar, esteja ciente de que não importa o quanto tenha se preparado para esse momento esse é apenas o início de um longa–e muitas vezes difícil–caminhada de aprendizado contínuo.

O que realmente importa aqui é ter persistência suficiente para enfrentar obstáculos e coragem para superar os desafios que surgirão certamente em seu caminho. Trabalhe para que o seu progresso, mesmo que lento, seja constante. Com 23 anos de experiência na área de TI e tendo ocupado várias posições de liderança desde 1998, acredito ter alguns conselhos e dicas úteis para você nesse momento tão especial.

Fique calmo e não entre em pânico: essa é o primeiro e o mais importante conselho que posso lhe dar. Ser um líder significa, basicamente, alcançar um certo objetivo através do trabalho de outras pessoas. Cabe a você agora coordenar as atividades desse grupo de pessoas para construir um time real e eficiente. Mostrar-se nervoso o tempo todo fará seu time perceber a sua insegurança e isso afetará a qualidade e performance do trabalho. O pânico é ainda pior porque paralisa e pavimenta o caminho para decisões desastrosas. Quando você começa a se sentir estressado deixe o escritório. Uma caminhada de 20 ou 30 minutos o ajudará a oxigenar a mente; lhe dará uma nova perspectiva sobre o problema a ser resolvido e contribui para o seu bem-estar.

Comunicação é tudo: sua credibilidade futura, como um novo gerente, crescerá com a habilidade de boa comunicação com seus novos colegas, com seu novo time e com seus novos chefes. É crucial ter toda a informação sobre o status atual dos seus projetos, assim como a agenda para a semana e quais são as tarefas e objetivos no futuro próximo. Na tarde de cada sexta-feira, prepare um relatório de status conciso para seus chefes, informando quais metas foram alcançadas e o que espera atingir na próxima semana.

Confie no seu time: um líder deve ter confiança no seu time e acreditar que eles são capazes de entregar o trabalho certo na hora certa. Então, dê-lhes a liberdade a todo o suporte necessário para que desempenhem todo o seu potencial.

Amplie seus horizontes: a ideia aqui é colocar-se em situações desconfortáveis, tanto dentro quanto fora do local de trabalho. Forçando-se a trabalhar fora da sua zona de conforto, você aprenderá a ser mais flexível e improvisar novas soluções com rapidez e precisão. Aprenda uma nova habilidade ou encontre novos hobbies. Um curso de vela, talvez? Que tal convidar seu parceiro(a) para algumas aulas de tango? No trabalho, procure gerenciar projetos em áreas que não domina. Se você é bom em desenvolvimento de software, por exemplo, procure gerenciar um projeto para implementar a infraestrutura de rede. Em pouco tempo, notará a diferença que a atitude de assumir alguns riscos trará para sua capacidade de liderança.

Pergunte e escute: essa é a melhor maneira de criar uma conexão real com as pessoas ao seu redor. Mantenha-se curioso. Tente compreender o que motiva os membros da sua equipe. Descubra quais são as prioridades do seu chefe e também de sua empresa. O próximo passo é perceber como você pode, nesse contexto, conectar os nós entre todos esses pontos de interesse. Melhor do que fazer as perguntas certas é escutar cuidadosamente o que as pessoas tem a dizer. Você aprenderá muito, eu garanto.

Permanecer disponível: cada empregado ama um local de trabalho e aberto e honesto, mas às vezes as pessoas tem dificuldade em falar sobre certas questões. Tente estabelecer uma política aberta, tenha certeza de que seus empregados saibam que você terá tempo para eles. Defina expectativas para seu tempo. Por exemplo: eu sempre costumo estar disponível das 10-10:30AM às 2-2:30PM todos os dias, se alguém da minha equipe precisa de um retorno. Dessa maneira seu time reconhecerá sua boa vontade em ouvir e ser parte da solução.

Na segunda parte desse artigo, eu falarei sobre outros aspectos importantes de um papel de liderança, como soft skills, coaching e mentoring, etc. Até lá!

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