Coaching: Uma Poderosa Ferramenta para Alavancar sua Carreira

coachQuem vive há algum tempo no mundo corporativo, certamente em algum momento já parou para pensar nos motivos pelos quais sua carreira não está progredindo da maneira esperada ou porque você, um profissional sério; competente e dedicado, muitas vezes não consegue uma promoção ou um maior reconhecimento dentro de sua empresa. A solução, em grande parte, pode estar no processo de coaching.

Coaching é uma palavra inglesa que indica uma atividade de formação pessoal em que um instrutor (coach) ajuda o seu cliente (coachee) a evoluir em alguma área da sua vida. Há vários tipos possíveis de coaching direcionados para resultados específicos (coaching pessoal; coaching familiar; etc).

O mais conhecido, porém, é o Coaching de Liderança, onde o coach orienta seu cliente no sentido de se obter resultados profissionais mais efetivos, utilizando para isso metas claras e objetivas visando a criação de  alvos mensuráveis, além de reconhecer potenciais e desenvolver competências .

Segundo Ingrid Kibelkstis, psicóloga e coach profissional, este processo é definido da seguinte maneira (a íntegra do texto de Ingrid pode ser lida aqui):

O Coaching é um processo de desenvolvimento da performance humana que utiliza técnicas e ferramentas comprovadas cientificamente. O processo visa identificar objetivos, entender os comportamentos e gerar caminhos antes não identificados, possibilitando, assim, traçar metas e atingir resultados mensuráveis em diversas áreas da vida, seja no âmbito profissional, pessoal, financeiro, afetivo, emocional ou familiar.

Para o Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), o coaching:

Trata-se de um processo que produz mudanças positivas e duradouras em um curto espaço de tempo de forma efetiva e acelerada. Coaching significa tirar um indivíduo de seu estado atual e levá-lo ao estado desejado de forma rápida e satisfatória.

Segundo muitos especialistas, o momento ideal para procurar o auxílio de um coach profisssional é quando começam a surgir vários questionamentos sobre sua posição profissional e o futuro de sua carreira. Questões como será que devo mudar de empresa?; devo abrir meu próprio negócio?; será que estou no trabalho certo para mim?; será que deveria mudar de área dentro da empresa? são claros sinais de que algo não vai bem e  mostram que chegou a hora de buscar ajuda externa.

Contudo, uma ressalva necessita estar sempre a vista: o processo de coaching não é uma receita mágica que resolverá todos os seus problemas ou responderá a todas as suas perguntas. Grande parte do sucesso desse investimento – em tempo e dinheiro – está condicionado ao seu foco e disciplina em ouvir e seguir as orientações do seu coach e na sua própria vontade de tornar-se uma pessoa e um profissional melhor. Se este é o seu caso, vá em frente!

 

 


Referências Bibliográficas:

(1) KIBELKSTIS, Ingrid. Afinal, o que é Coaching? 2016. Disponível em: <https://www.linkedin.com/pulse/afinal-o-que-é-coaching-ingrid-kibelkstis?trk=prof-post&gt;. Acesso em: 03 jun. 2016.

(2) INSTITUTO BRASILEIRO DE COACHING. O que é Coaching? Disponível em: <http://www.ibccoaching.com.br/portal/coaching/o-que-e-coaching/&gt;. Acesso em: 03 jun. 2016.

(3) JOHNSON, Alyce. What is Coaching? 2015. Disponível em: <http://hrweb.mit.edu/learning-development/learning-topics/leading/articles/what-is-coaching&gt;. Acesso em: 03 jun. 2016.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s