‘The Big Dig: um Mega Projeto digno deste nome

Todos nós, gerentes de projetos, estamos acostumados com a escala dos projetos que costumam estar sob nosso controle. Agora imagine, de repente, ser alçado a posição de gerente principal de um mega projeto de engenharia, como o “Big Dig’ – a enorme pista expressa subterrânea que se extende por todo o centro de Boston.

O ‘Big Dig’ é o apelido carinhoso da Central Artery / Tunnel Project (CA / T), um megaprojeto de engenharia que transformou a rodovia Interstate 93 em um túnel sob a cidade com 5,6 quilômetros de extensão. O projeto também contemplou a construção do túnel Ted Williams (ampliação da Interstate 90); o Leonard P. Zakim Bunker Hill Memorial; a Ponte sobre o rio Charles e o Rose Kennedy Greenway que substituiu a antiga pista elevada I-93. Em seu escopo inicial, o plano também incluia uma ligação ferroviária entre os dois principais terminais de trem Boston, porém esta obra não foi executada e o projeto foi concluído em 31 de dezembro de 2007.

O Canal de TV National Geographic produziu um excelente documentário sobre esta obra.

Como é comum na prática da gestão da coisa pública, este projeto enfrentou diversos problemas dentre os quais, falhas no gerenciamento do projeto; desvios de verbas; denúncias de corrupção; problemas na execução de obras de engenharia, dentre outros. De qualquer modo, é um dos grandes exemplos das coisas absolutamente fabulosas as quais podem ser realizadas através do gerenciamento de projetos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s